como educar um cachorro
Educar cães

Como educar um cachorro filhote?

Os filhotes de cachorro são animais adoráveis, cheios de energia e capacidade ampla de aprendizado. Veja como fazer o adestramento de filhote em casa ou com profissionais da área!

Motivos que levam os donos a realizarem o adestramento de filhote?

Na maioria das vezes, os donos procuram desesperadamente uma ajuda para que os cãezinhos filhotes aprendam a obedecer aos comandos, criar hábitos saudáveis e corretos ao longo da vida.

  • As pessoas desejam adestrar o cachorro filhote porque ele não faz as necessidades no lugar certo, sempre escolhe o tapete, o sofá ou a cozinha para fazê-las;
  • Os filhotes choram muito à noite;
  • O animalzinho quer comer o tempo todo, sem disciplina;
  • O bichinho está comendo objetos, o sofá, os chinelos e etc;

Como fazer o adestramento de filhote de maneira assertiva?

Não é preciso que o dono espere o cãozinho crescer para começar o seu treinamento, pois aos 50 dias de vida já é possível iniciar o processo de como educar um cachorro.

– Rotina: deve ser estabelecida desde quando o filhote chega na casa, para que ele vá se adaptando a cada dia;

– Usar o reforço positivo: é uma técnica de adestramento de filhote que visa a reforçar o comportamento positivo do cãozinho com recompensas;

– Recompensas de petiscos: é indicado usar os bifinhos para filhotes, que chamam a atenção deles por causa do aroma. O petisco deve ser entregue ao bichinho toda vez que ele fizer o comando certo;

– Gritar ou bater no cãozinho não é legal! Para adestrar seu cachorro você precisa de firmeza, paciência e muito amor para dar ao bichinho.

– Ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo, deve ser um exercício diário, usando a técnica da recompensa;

Como cuidar bem do seu cachorro filhote

Vamos conferir algumas dicas para cuidar bem do seu filhote, criando um laço com o seu bichinho desde cedo!

1- Prepare o cantinho do seu pet: arrume bem o local onde o seu bichinho irá dormir, bem como os brinquedos, acessórios e a caminha de dormir. É normal que nas primeiras noites o seu pet não consiga se adaptar e chore muito. Basta ter paciência e dar muito amor ao seu bichinho para que ele se acostume rapidamente. Colocar um bichinho de pelúcia junto com o seu pet pode ajudá-lo a dormir bem.

2- Alimento na quantidade certa: os filhotes ainda não têm a capacidade de regular a quantidade de comida ingerida. Por isso, é necessário que o veterinário diga qual é a quantidade de ração adequada para seu pet por dia. 

3- Necessidades do seu pet: estabeleça o lugar adequado para o seu pet fazer as necessidades, podendo usar tapete higiênico para pet.

4- Crie uma rotina de brincadeiras: o pet precisa de espaço para brincar, dispondo de acessórios e brinquedos.

Os pets precisam de cuidados em todos os momentos da vida, desde filhotes até a fase adulta. Os bichinhos não são descartáveis, eles precisam ser levados à sério, criados com muita responsabilidade, amor incondicional, determinação, paciência e disciplina.   

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *