marketplace

Como montar um marketplace de sucesso

O marketplace surgiu no Brasil, no ano de 2012, conhecido como um shopping virtual, já que nele é possível encontrar produtos que são de diferentes marcas. O marketplace facilita e muito a busca dos compradores, que conseguem encontrar em um só lugar, muitos produtos. Os exemplos de marcas que são com uma plataforma de marketplace, são o OLX, Mercado Livre e Walmart, somente para citar alguns deles.

O funcionamento de um marketplace

O funcionamento numa plataforma de marketplace se dápor meio de uma divisão e em dois níveis de acesso em um marketplace, em que um é para o lojista e outro para o cliente. Contudo, o lojista terá uma oportunidade de customizar o seu portfólio de produtos e também lidar com a organização que é a de um marketplace, para o cliente acessar como se fosse uma loja virtual comum.

Isso quer dizer que, o funcionamento de uma plataforma para marketplace, na hora de fechar uma compra, é pelo procedimento adotado, como em qualquer outro comércio virtual, não sendo necessário redirecionar o consumidor para o site de cada loja ou em fazer cobranças, feitas de forma separadas. O marketplace pode ser desenvolvido num determinado segmento ou pode-se trabalhar com lojas agrupadas.

Como se dá a montagem de um marketplace de sucesso

Como montar um marketplace não é um negócio tão complicado assim e não é preciso grandes investimentos para começar. Pesquise o seu mercado, para saber se é viável criar um marketplace, sabendo qual o tamanho desse mercado, o nicho e qual a tendência de crescimento. Busque no Google e use o Google Trends e o Google Adwords Keyword Planner, para verificar o volume de palavras-chaves relacionadas ao seu mercado.

Defina a persona que é a dos seus vendedores e foque neles, para colocar os seus produtos á venda no seu marketplace.Defina também a persona que é a dos seus compradores na sua plataforma de marketplace,que são os seus clientes específicos, que irão comprar ou contratar o seu marketplace. Defina o seu modelo de receita, que é a monetização e que deve acontecer desde ao seu começo.

Na comissão de transação em uma plataforma de marketplace é possível ficar com uma porcentagem da comissão, sobre cada transação, de venda ou de contratação. Para esse modelo funcionar, tenha um Gateway de Pagamento, para processar essas transações. Defina a sua plataforma de marketplace, que pode ser contratando um programador para desenvolver essa plataforma do zero ou utilize de uma já pronta.

A indicação para montar uma plataforma de marketplace que já está pronta é usar a Plataforma de Marketplace do Ideia no Ar, com alguns recursos que já virão nela, que pode ser o de uma plataforma customizável e para um lançamento que poderá ocorrer rapidamente, em poucos dias e num prazo que pode ser entre 2 a 4 semanas, destinada para quem está começando do zero.

Trabalhe em muitos aspectos para o seu negócio dar certo e para a montagem que é a de uma plataforma de marketplace. As oportunidades são muitas para criar marketplacee você deve selecionar por aquela, que se acredita que tenha o maior potencial, realizando testes e mensurando se esses canais trouxeram algum resultado.

Vá até o nosso blog e tenha mais informações sobremarketplace.

Deixe um comentário