escritorio-de-contabilidade
contabilidade

Escritório de contabilidade realiza desenquadramento MEI?

O escritório de contabilidade é um dos estabelecimentos que mais têm clientes hoje em dia por causa da grande quantidade de pessoas que têm uma empresa, em especial, das pessoas que são microempreendedores individuais.

Por causa disso, um dos principais serviços de assessoria contábil que esse lugar tem prestado é relacionado ao desenquadramento MEI, ou seja: o escritório de contabilidade realiza esse serviço, sim.

No entanto, é claro que essa é apenas uma das diversas coisas que os clientes podem encontrar lá: alteração contratual e ajuda para comprar certificado digital são outros serviços contábeis comumente oferecidos a empresa de todos os portes.

Como a contabilidade online pode ajudar no desenquadramento de MEI

O desenquadramento MEI acontece quando uma empresa que faturava até R$ 81.000 por ano está crescendo demais e o seu proprietário quer a oportunidade de expandi-la. Porém, sabe que não poderá continuar com esse sistema de tributação, sendo obrigado a passar para outro que será inevitavelmente mais caro.

Nesses casos, o contador online faz muita diferença porque ele pode atender a esse microempreendedor individual e explicar quais são os demais regimes de tributação que estão disponíveis, quais deles têm alíquota de imposto mais alta, quais podem fazer com que a sua empresa fique em risco e, por outro lado, quais podem fazer com que ela cresça.

O escritório de contabilidade é o lugar onde o MEI ganhará confiança para desenquadrar desse sistema de tributação e ampliar as suas atividades, instalações, quadro de funcionário e muito mais.

Empresas de contabilidade estão apostando mais no serviço online

Hoje em dia, o escritório contábil não funciona obrigatoriamente em um espaço físico ou apenas nele: a existência de escritórios virtuais também tem se popularizado e permitido que esses profissionais atendam a empresários em diferentes lugares do país.

O resultado é que essas empresas aumentam a quantidade de clientes atendidos e, ao mesmo tempo, os próprios clientes se beneficiam porque não há necessidade de procurar um contador pessoalmente, o que demanda mais trabalho e planejamento.

Cabe salientar que o escritório de contabilidade virtual está apto para tratar de diferentes tipos de serviços, como orientar sobre como fechar uma empresa, criar e modificar contratos e muito mais.

Dúvidas sobre o desenquadramento MEI são algumas das mais comuns

O contador online tem como função tirar dúvidas dos seus clientes e uma das que mais surgem diz respeito ao desenquadramento MEI. Aliás, isso demonstra como muitos microempreendedores individuais embarcam nesse sistema de tributação somente por ele ser mais barato, mas não se informam a fundo sobre como ele funciona.

Um equívoco muito visto é a ideia de que cancelar MEI fará com que a empresa possa passar a outro sistema de tributação. Na realidade, é para isso que existe o desenquadramento, com o profissional contábil orientando devidamente sobre todas as três formas seguintes de tributação: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional.

Se o indivíduo cancelar o MEI, a sua microempresa não poderá evoluir para outra tributação porque será extinta.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *