clínica de recuperação

Documentos para internação em clinica de recuperação

Para fazer tratamento em uma Clinica de recuperação, é muito importante que as pessoas que vão se internar mostrem certa lista de documentos.

A boa notícia é que os documentos que a clínica de recuperação solicita não costumam ser difíceis de se obter, mas é claro que eles são indispensáveis para os registros do paciente, inclusive resguardando o estabelecimento de qualquer inconveniente legal.

clinica de recuperação

Se você vai fazer a internação de alguém em uma clínica de recuperação ou pretende se apresentar voluntariamente para tratamento, saiba mais sobre os documentos que terá de levar.

Clínica de recuperação pede sempre cópias e originais

É claro que os documentos originais não ficam em poder da clínica de recuperação: geralmente, o funcionário faz o seu scaneamento e arquiva somente as cópias desses documentos.

Sendo assim, para que é preciso apresentar o original também?

É simples: o motivo é garantir que as cópias são de documentos reais, ou seja, que não foram forjadas apenas para que se conseguisse a internação na clínica de recuperação.

Os originais desses documentos “voltam” com a pessoa que os levou no mesmo dia, sem qualquer prejuízo.

Quais são os documentos?

Normalmente, a clínica de recuperação pede o seguinte antes de uma internação:

  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • RG
  • Comprovante de residência que tenha sido emitido em até 90 dias
  • Se for internação compulsória, decisão judicial que determina esse tratamento

Não basta levar os documentos de quem vai ficar internado: a clínica de recuperação costuma pedir também os documentos pessoais e comprovante de residência de quem divide a mesma casa que o dependente.

Há casos nos quais a clínica de recuperação disponibiliza tratamentos gratuitos a quem tem baixa renda, como se fosse uma “bolsa assistencial”. Sendo assim, será preciso comprovar a renda da pessoa que será internada e de toda a sua família mais próxima, ou seja, de quem mora com ela.

Leia também:  Clínica de recuperação o que é?

E quando se procura a Justiça para conseguir tratamento em clínica de recuperação privada?

Existem situações nas quais a família do dependente pede a internação compulsória e, se não houver atendimento disponível no CAPS, que é um órgão público, a Justiça solicita o atendimento em uma clínica de recuperação particular, mas como custeio feito pelo governo.

Para que isso seja possível, é necessário que se leve à clínica de recuperação a decisão da Justiça, como mencionado, e uma declaração que comprove que o CAPS não consegue acompanhar esse dependente.

O que acontece na falta de um desses documentos?

Quando se trata de uma clínica particular, é comum que a internação tenha andamento, a menos que os documentos pessoais estejam faltando. Caso os documentos em falta sejam outros, é possível que o dependente fique internado e que alguém se comprometa a trazer o restante da documentação depois.

Entretanto, para as clínicas públicas ou de decisões judiciais, todos os documentos são imprescindíveis para que a internação voluntária ou não aconteça.

Veja em nosso https://zaleer.com como funcionam os documentos para internações em clínicas de recuperação!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário