locação de equipamentos

Quais são os deveres da empresa que faz locação de equipamentos?

O processo de locação de equipamento pode causar vários problemas quando todos os seus detalhes não são bem esclarecidos entre locador e locatário.

Por outro lado, é claro que a locação de ferramentas traz uma série de vantagens quando tudo é determinado previamente e tanto o dono do maquinário quanto quem aluga sabe bem as suas responsabilidades.

locação de equipamentos

A seguir, todos os deveres de quem oferece a Locação de equipamentos e que devem ser bem conhecidos pelos clientes para que, em caso de um deles não ser respeitado, todas as medidas necessárias possam ser tomadas.

1 – Disponibilizar equipamentos que estejam em boas condições

Quando se trabalha com a locação de equipamentos, é importante sempre pensar que, se estes não estiverem em plenas condições, é possível que o locatário sofra algum acidente e, nesse caso, a empresa será responsabilizada por isso.

Outro problema relacionado ao mau estado dos maquinários alugados é que a necessidade do cliente não será satisfeita. Se este procura aluguel de betoneira porque quer misturar o cimento e a betoneira não gira, é claro que o cliente ficará frustrado e não terá o resultado que ele tinha em mente quando fez a locação.

2 – Realizar a manutenção preventiva de modo periódico

No processo de locação de equipamento, não basta que a empresa diga que a ferramenta em está em boas condições: é importante que seja realizada uma manutenção preventiva a fim de impedir que qualquer desgaste aconteça.

Essa medida é especialmente fundamental quando o assunto é aluguel de andaime, já que os usuários estarão em um lugar bastante alto.

É lógico que realizar a locação de equipamento sabendo que este está com alguma avaria e sem avisar o locatário também é um problema.

Leia também:  O que fazer se a multa na locação de equipamentos for abusiva?

3 – Entender a necessidade do locatário

Muitas vezes, os clientes solicitam aluguel de máquinas sem saber exatamente quais são as suas próprias necessidades. Isso porque eles não conhecem as opções de equipamentos e podem não saber que existem outros que atendam melhor ao que eles procuram.

Dessa maneira, ao profissional que oferece locação de equipamento tem o dever de tentar compreender ao máximo o que o seu cliente está procurando para que a ferramenta oferecida seja a mais adequada.

4 – Criar um contrato claro

Não se deve oferecer ao cliente da locação de equipamento um contrato que seja confuso demais e que não permita que ele entenda de forma completa o serviço que está contratando e nem quais são os seus direitos.

De fato, o ideal é que a empresa que trabalha com o aluguel de ferramentas questione se o seu cliente entendeu mesmo todas as partes do contrato.

5 – Respeitar o prazo de locação

Da mesma forma que o cliente tem de respeitar o prazo de locação de equipamento, o locador também não pode pedir esse maquinário de volta antes do que foi estipulado. Caso contrário, aconteceria a quebra do contrato e o locatário ainda seria prejudicado por precisar fazer a devolução mais cedo.

Leia mais no blog.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário